Início > Geral > Opinião: Todos São Iguais Perante o Departamento?

Opinião: Todos São Iguais Perante o Departamento?


Sinceramente, na minha opinião, tem sido lamentável a conduta do departamento de direito em relação às ”boas vindas” aos novos acadêmicos, fora as várias deficiências já apresentadas até agora como por exemplo a falta de uma aula inaugural decente e explicativa sobre assuntos pertinentes ao curso, a demora na análise de processos de aproveitamento de créditos, uma melhor explicação sobre o ED – Estudo Dirigido – entre outras coisas, teremos que amargar agora com a falta de oportunidade de participar das palestras que acontecerão na próxima semana devido a não terem nos avisado em tempo hábil, ou melhor dizendo, a não terem nos avisado é de forma nenhuma pois ficamos sabendo por acaso, devido a um comentário do professor de direito civil, que por sinal até parecia não acreditar que o departamento tinha feito aquilo com a gente.

Enfim, a verdade é que todos foram avisados com exceção de nós, e essa assimetria de informações deixou totalmente prejudicada a nossa participação, o que é obviamente muito ruim e injusto pra quem tinha o interesse de participar.

Será que o fato de não mais estarmos no bloco de direito vai nos condenar ao ostracismo? E por falar nisso, alguém do departamento foi na sala conversar com a gente sobre isso? Acho que não…

Acho que nós devemos reclamar e exigir nossos direitos para que, pelo menos, isso não volte a se repetir, claro que o ideal mesmo seria darem um jeito de reparar essa falha, mas que pelo menos fique o aviso que estamos ali, somos alunos e pagamos nossas mensalidades igual aos outros, portanto temos que ter as mesmas oportunidades de participação.

Parafraseando o artigo 5º da Constituição Federal que fala que todos são iguais perante a lei, podemos observar que, pelo menos por enquanto, parece que não tão iguais perante o departamento.

Categorias:Geral
  1. Nick Smaylle
    04/09/2009 às 10:01

    “Enfim, a verdade é que todos foram avisados com exceção de nós”,

    Bem na verdade, acho que não foi bem assim, já que você não tem certeza se todos foram avisados com exceção de vocês (1° Período, 2009/2), o 2° período (2009/1-vespertino) também não foi avisado da palestra.
    Concordo que foi uma falha da coordenação em não avisar aos alunos das palestras, mas, seria um erro iniciar julgando já que não conhecemos os motivos do não aviso, se ocorreu um erro a melhor indicação seria a turma procurar a comunicar-se com a coordenação do cursou e explicar os pós e contras para uma melhor comunicação entre ALUNO x UNIVERSIDADE, por falta de conhecimento não sei se as “boas vindas” ficaram ausente a vocês, mas a coordenação do curso foi muito excelente e prestativa em relação a minha turma, e a dos outros períodos também.
    Acadêmico, esta tentando mostrar com palavras ou opiniões pessoais o que esta achando da universidade/curso, mas com isso, o que você esta comprometendo a sua própria vaga no mercado de trabalho lá na frente.
    Não tenta achar sua sala excluída das diversas atividades da universidade, já que a sua sala ainda esta começando agora, o art. 5° da Constituição Federal diz que todos são iguais perante a lei, mas você ainda não aprendeu a eficácia desse artigo no 2° período para ficar comentando sobre ele.
    Seja calmo e compreensivo em fazer opiniões pessoais precipitadas das quais nem toda a turma tem como você.

    Nick Smaylle

    • Mayson
      04/09/2009 às 17:51

      Olá colega, seja bem-vindo.

      Bem, achei meio paradoxal a sua mensagem, pois ao mesmo tempo que você critica a minha opinião, afirmando que eu estou julgando sem conhecer os motivos, você chega fazendo juízo de valor sem ter informações suficientes pra refutar o que eu falei.
      De qualquer forma vou tentar responder por partes o seu comentário…

      Em primeiro lugar, a informação sobre todos saberem menos nós foi baseada na informação do professor de que todas as salas de direito estavam com cartazes e estavam sendo visitadas pela coordenação, o que, como já foi falado, não aconteceu conosco. Excepcionalmente estamos afastados das salas de direito, estamos em outro andar junto a outros cursos, numa sala que na verdade era do curso de fisioterapia. Talvez até não tenham lembrado por essa razão… mas isso não os isenta da responsabilidade pela falha. Mas, que motivos racionais seriam esses afinal? E por que eu não haveria de reclamar se eu não tive a oportunidade de escolher se iria ou não participar?

      Se o mesmo aconteceu com vocês, você devia ir atrás de achar uma solução ao invés de achar ruim que eu esteja incomodado com a situação, a não ser que você não faça questão de participar, mas eu faço.

      Quando você fala que deveríamos procurar a coordenação, mais uma vez você demonstra desconhecimento de causa, pois foi a primeira coisa feita logo que a sala ficou sabendo, várias pessoas procuraram uma alternativa pra contornar a situação, tanto é que parece que deu resultado a reclamação. Fico até feliz de saber que na nossa turma existem várias pessoas bem articuladas e não acomodadas.

      Sobre as “boas vindas”, confesso que esperava mais, já tive outra experiência e foi melhor…

      Bem, sobre a sua frase “(…) o que você esta comprometendo a sua própria vaga no mercado de trabalho lá na frente.” eu não entendi patavina, se você, por gentileza, puder ser mais claro. E outra coisa, você sabe se eu vou exercer a profissão? Você sabe se eu vou fazer concurso? Você sabe se eu estou fazendo só pra adquirir mais conhecimento pra utilizar na área em que eu já trabalho? Acho que não, mais uma vez desconhecimento de causa.

      Não tenta achar sua sala excluída das diversas atividades da universidade, já que a sua sala ainda esta começando agora

      Eu não estou “achando”, nós fomos excluídos sim! mesmo que não tenha sido intencional, aconteceu uma injustiça e eu não vou ficar letárgico quanto a isso, não importa se eu entrei agora, o jogo já começou e eu também quero bater na bola.

      Sobre o seu comentário do artigo 5º da CF, que conversa é essa sobre ter que esperar o 2º período pra fazer uma ironia ingênua como essa que eu fiz? Você se abstraiu demais do contexto… nada a ver.

      Pra finalizar, em momento algum eu disse que falava em nome da turma, tanto é que na primeira frase está bem explicitado: “(…) na minha opinião,”.
      Apesar de saber que muitos compartilham dela.

      Espero não parecer rude em alguns momentos na minha resposta, é que a sinceridade é uma coisa que me é peculiar, e às vezes ela soa meio áspera. E, apesar que escopo desse blog seja, efetivamente, ser um canal de troca de opiniões, informações e material entre os alunos da turma de direito noturno de agosto de 2009, sinta-se à vontade em visitar e participar…

  2. 04/09/2009 às 12:00

    A falta de comuniação numa instituição causa danos e prejuízos para todos: instituição e, no caso, alunos.
    A Direção da Uninorte precisa rever e implementar uma política de comunicação mais eficiênte sob pena de continuar sendo pessimamente avaliada pelo MEC.

  3. Michael Alves
    06/09/2009 às 12:19

    A falta de compromisso da coordenaçao de direito com a Turma iniciante de Direito Nortuno 2009 está bem visível deste a primeira semana de aula, sinceramente esperava encontrar um contexto bem diferente. A famigerada Uniorte tem se apresentado para nós, iniciante, como uma instituição não muito diferentes das demais institições capitalista, que visam apenas o lucro e pouco se importam com a qualidade dos seus serviços. O que difere de nós academicos que buscam uma qualidade melhor de vida atraves da educação. É imponte salientar para todos os visitantes da página, que minha intenção, assim como a do meu colega Mayson, não é denegrir a famigerada imagem da instuição e sim buscar um meio de expressar o que estamos sentindo no inicio do curso.

  4. Leonardo
    08/09/2009 às 15:58

    Caros Colegas !!

    Por que será que tenho a impressão que tudo isso pode piorar, fico imaginando quando tivermos em período de PROVAS, já pensaram nisso ?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

