Início > Geral > Quanto Custa um Curso de Direito? Quanto o Direito Nos Custa? Custa Cobrar o Que é Nosso Por Direito?

Quanto Custa um Curso de Direito? Quanto o Direito Nos Custa? Custa Cobrar o Que é Nosso Por Direito?


Estou montando requerimento a ser protocolado junto a coordenação do curso de Direito da Uninorte. Os pontos relacionados no requerimento surgiram de questionamentos levantados em conversa ocorrida ontem entre eu, Professor Adalberto, Jackson e mais um grupo de colegas.

O requerimento denota algumas das dificuldades vividas pelos neófitos acadêmicos do curso de Direito da Uninorte, e mais, aponta possíveis intervenções que devamos fazer para contribuir e garantir ensino de qualidade em razão proporcional ao alto preço que pagamos por nossas mensalidades, o que, por hora, não é observado, vez que não foi apresentado pela unidade educacional, nem pelos professores, como serão repostas as aulas que não foram dadas – segundo o camarada Adalberto Dorneles, somando as aulas que não tivemos chegaríamos ao resultado em um mês de mais de uma semana sem aula – caso fizéssemos uma relação com o preço da mensalidade que pagamos, estão nos sendo negados 1/4 de nossa mensalidade em relação a aulas e carga horária similar respectivamente: algo em torno de 162,50 centavos, tomando como base de cálculo o valor da mensalidade com descontos que é referente a 650,00 reais aproximadamente.

Para se ter uma idéia do investimento que estamos fazendo, tomando a comparação que certa vez o Adalberto fez, o curso de Direito da Uninorte, não levando em considerações os aumentos que ainda sofrerá a mensalidade até o final do curso, corresponde a um investimento de quase 40.000 reais, isso multiplicado pelo número de alunos de nossa sala, mais ou menos 45 alunos, chegamos ao denominador da bagatela de aproximados 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) que, dividido em 5 anos correspondentes ao tempo do curso perfaz um investimento anual da sala em torno de 360.000 (trezentos e sessenta mil reais).

Talvez isso para UNINORTE não seja muita coisa, mas para todos nós alunos é uma considerável soma em dinheiro que sem dúvida nenhuma deve comprometer uma boa parte do nem tão pomposo vencimento de meros mortais assalariados.

Explicitemos uma situação: digamos que a cada mensalidade, de cada aluno, não fosse ministrada carga horária que somada chegaria ao tempo referente a 5 dias de aula. Como explicitamos anteriormente, cinco dias de aula correspondem ao valor aproximado de 162,50 (cento e sessenta e dois reais e cinqüenta centavos). Multipliquemos este valor por 45 (número de alunos de nossa turma), obteremos a quantia de 7.335,00 (sete mil trezentos e trinta e cinco reais) mês, valor pago a UNINORTE por toda turma referente a carga horária de aulas não ministrada. Vamos um pouco mais longe, multipliquemos a quantia por aulas não dadas vezes o número de meses correspondentes aos cinco anos de curso, ou seja, 60 meses: obteremos valor referente ao montante de 440.100,00 (quatrocentos e quarenta mil e cem reais).

O que isso significa? Significa que se não tomarmos uma atitude incisiva e contundente pagaremos quase meio milhão de reais por aulas não ministradas.

Será que todo esse esforço matemático tem alguma coisa a ver com os baixos índices de aproveitamento da UNINORTE nos exames nacionais avaliadores da qualidade do ensino?

Ora, será que não prejudicará a aprendizagem do aluno a ausência de quase ¼ das aulas que deveriam ser ministradas em todo curso.

Sei que pode parecer tempestuoso achar que tão densa parte das horas de aula que não foram dadas no primeiro mês de aula de um curso superior possa vir a se repetir seqüencialmente em todos os demais 59 meses de duração do curso. Contudo, não podemos nos descuidar e tirar atenção para o que estamos pagando e temos razão em cobrar não só que sejam ministradas as aulas que estamos pagando, não é só isso! Temos por direito cobrar qualidade… Densa qualidade e discutir com os professores quando suas, posturas, métodos e abordagens não estiverem colaborando para o bom aproveitamento e desenvolvimento da turma.

E qual será nossa postura em relação à Coordenação do Curso de Direito?
A coordenação está conseguindo administrar as demandas do curso?
Os alunos estão satisfeitos com os serviços prestados pela coordenação?
Os alunos sentem a necessidade de que na Coordenação exista um funcionário permanente? Vez que grande parte das reclamações dirigidas a Coordenação surgem da situação que, grande parte das vezes que um aluno se desloca até a Coordenação, não encontra alguém que possa vir a botar termo em sua celeuma.

Gostaríamos que a UNINORTE também explicitasse melhor para os alunos um pouco da sua participação no corpo educacional IUNI. E qual o motivo de querermos saber mais sobre as relações da UNINORTE com o sistema IUNI? Muito simples, a UNINORTE, como parte integrante do sistema IUNI tem acordos bem como compromissos com o Sistema, e nós, alunos, na qualidade de clientes da UNINORTE, subsidiariamente do Sistema IUNI temos por direito requerer este tipo de informação.

Por último, gostaríamos de obter maiores esclarecimentos quanto ao funcionamento das atividades via internet. Como funciona a questão das atividades e da carga horária que deve ser cumprida pelos alunos através do site? O site está realmente funcionando? A UNINORTE dispõe de algum material impresso que explique passo a passo esse sistema? Caso não possua, gostaríamos que a instituição desenvolve-se tal material e disponibiliza-se aos alunos.

Por momento, estas são algumas das considerações que tenho a fazer. Entendam isto apenas como um tema gerador para debate. Podemos juntar as idéias, fazer as devidas concessões, cortar os possíveis excessos que naturalmente venham a acontecer e, assim, colaborarmos para o crescimento da turma e a valorização da instituição em que estudamos e para a formação de juristas devidamente comprometidos com a construção de um quadro social mais justo e igualitário.

Isaac Ronaltti
Historiador, servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Acre e Acadêmico do 1º período de Direito da UNINORTE.

About these ads
CategoriasGeral
  1. 05/02/2010 às 21:17 | #1

    Olha queria tirar uma dúvida tenho 12 anos meu sonho é ser delegada quantos custa para fazer um curso para ter a nosão do que é deireito gostaria de saber quanto custa?

    • Glaucia Bezerra
      14/07/2011 às 22:03 | #2

      12 anos! ter sonhos é bom mais você deveria ir brincar que é a melhor coisa quando se é criança!!

    • 13/02/2013 às 18:55 | #3

      Ana Flavia,vc faz bem em querer seguir esse ramo,pois foi com a sua idade que começei a pensar em querer seguir esse ramo e hoje ja estou com 15 anos e continuo com mesmo pensamento,daqui a tres anos termino o ensino medio e se Deus quiser irei começar a faculdade de direito

  2. sandy patricia de souza
    02/06/2010 às 19:46 | #4

    Olá!tenho 17 anos meu sonho é ser juíza
    quanto custa para fzer um cursopara ter nossão do que é direito
    gostaria de saber quanto custa???

    • 14/01/2011 às 10:31 | #5

      ana flavia.. eu acho que vc ainda ta nova pra pensa nisso mais e sempre bom agente pensa…mais na sua idade de 12 anos o bom e vc aproveita a vida…aii quando vc tive no ensino medio aii vc pensa com calma o que vc que ser aii vc corre atras como eu corri

  3. 28/06/2010 às 11:55 | #6

    acho qui fazer faculdade de difeito é uma boa,mais emfim.qual são as vantagens e desvantagem?

  4. kellen ketlin
    24/08/2010 às 7:46 | #7

    olha meu nome e kellen e gostaria de saber se uma universidade federal pode cobrar mensalidade

  5. LUCAS
    03/12/2010 às 10:33 | #8

    olha ana flavia vc so podera fazer um curso de direito depois q vc terminar o ensino medio e vc tera q estuda muitooo para conseguir uma vaga
    boa sorte

  6. 14/01/2011 às 10:28 | #9

    acho que a profissão de advogado e muito bom….eu vo começa a faze curso de direito…graça a deus terminei o ensino medio e vo ser um bom advogado to estudando muito…nao é so quere vc tem que corre atras ..

  7. bruno souza
    16/09/2011 às 20:37 | #10

    Ola eu tenho, 22 anos e gostaria de saber o valor do curso academico de direito por gentileza eu pretendo faze e espero resposta de voces por gentileza obrigado

  8. Letícia
    25/09/2011 às 18:11 | #11

    Tenho 16 ano e estou no ensino médio (2°ano), e estou pensando muito em fazer uma faculdade de direito , mais queria ter uma noção de quanto custa , quais são suas vantagens e desvantagens .

  9. tay
    21/10/2011 às 5:36 | #12

    quanto custa um curso de advogada?

    • edilson
      03/12/2011 às 17:10 | #13

      advogada?????e um curso novo???

  10. Jhenifer Ribeiro
    30/12/2011 às 16:15 | #14

    Eu quero me formar em Direito,tenho 15 anos,e queria saber quantos mais ou menos custa um curso de Direito.

  11. 30/12/2011 às 22:22 | #15

    olá,boa noite para vcs,tenho doze anos e quero fazer faculdade de direito(advogada) e queria saber quanto tempo leva na faculdade e quanto é que paga? bjs para vcs e um prospero ano novo e muitas felicidades para vcs e suas familias em 2012 quem puder me responde porfavor?????

  12. 30/12/2011 às 22:25 | #16

    olá,boa noite para vcs,tenho doze anos e quero fazer faculdade de direito(advogada) e queria saber quanto tempo leva na faculdade e quanto é que paga? bjs para vcs e um prospero ano novo e muitas felicidades para vcs e suas familias em 2012 quem puder me responde porfavor?????EE POR FAVOR QUERO SABER O SALARIO INICIANTEE AS MATERIAS QUE EU TENHO QUE SABER..BJS

  13. 30/12/2011 às 22:27 | #17

    olá,boa noite para vcs,tenho VINTE anos e quero fazer faculdade de direito(advogada) e queria saber quanto tempo leva na faculdade e quanto é que paga? bjs para vcs e um prospero ano novo e muitas felicidades para vcs e suas familias em 2012 quem puder me responde porfavor?????EE POR FAVOR QUERO SABER O SALARIO INICIANTEE AS MATERIAS QUE EU TENHO QUE SABER..BJS

  14. 28/02/2012 às 0:29 | #18

    Oii,queria muito pode tira uma duvia,eu tenho 15 anos meu sonho é ser Juiza e eu queria saber quanto custa e com quantos anos eu posso começa a paga e queria saber as vantagens de vocês.
    Obrigado

  15. Jeniffer
    01/03/2012 às 18:25 | #19

    Oi , tenho 15 anos e sempre sonhei em ser advogada de justiça . e eu queria saber mais ou menos o se estuda na advocacia , se estuda portugues , matematica e etc ..

  16. 06/03/2012 às 19:02 | #20

    ola tenho 18 anos estou terminando o 3 colegio e agora tenho q pensar na facul mais primeiro quero fazer um curso quanto sera q custa um curso de direito ???

  17. 16/03/2012 às 12:30 | #21

    OLA TENHO 17 ANOS E MEU GRANDE SONHO É SE GRADUADO EM DIREITO,POR TANTO GOSTARIA DE SABE QUANTO CUSTA A MENSALIDADE E O PREÇO NECESSARIAMENTE DOS LIVROS NECESSÁRIOS.

  18. rafael
    20/03/2012 às 20:20 | #22

    eu tenho 16 anos do ensino médio (2º ano), e eu pretendo fazer uma faculdade de Direito, e queria ter uma noção de quanto custa o estudo completo…………….

  19. 25/03/2012 às 21:03 | #23

    Eu faço Direto na Urcamp (RioGrandedoSul) estou no primeiro semestre, pago 919,00 mas até o último semestre, o valor aumenta, no decimo semestre fica em torno de 1600,00. depende da faculdade, tenho amigos em Minas Gerais que pagam 625,00. espero ter ajudado!

  20. 11/04/2012 às 11:04 | #24

    quanto custa uma curso
    de direito em brasilia

  21. dhonis
    22/05/2012 às 0:54 | #25

    uma pessoa humilde teria possibilidade de fazer faculdade de direito?com um sario minimo

  22. Natalia Bernadhio
    26/06/2012 às 17:51 | #26

    Ola Ana Flavia que bom que voçê tão jovem tem um sonho, quando realmente queremos algo devemos correr atras, e a corrida de seu sonho começa agora, se dedica o maximo possivel na escola para tirar boas notas, e absolver o maximo o que o professor tem para te passar, para assim voçê passar em uma otima universidade federal de direito, e assim realizar seu sonho que e ser delegada, e mais tenho algo a lhe falar para ser delegada voçê não precisa nem de OAB e so prestar o concurso
    bjus acredite no seu sonho………

    • isaacronaltti
      28/06/2012 às 12:45 | #27

      Olá Ana! Olá Natália! Ana, antes de tudo acho que a Natália tocou em um ponto crucial: prepare-se solidamente. Creio somente que você deverá estar preparada tanto para cursar uma boa Universidade Federal, quanto uma renomada instituição de ensino superior particular. E digo mais, não basta unicamente as unidades de ensino e sim o empenho do aluno aliado a um bom material didático, a presença de profissionais qualificados e experiências laboratoriais seja em qualquer um dos mais diversos campos de ramos profissionais. Portanto, garanta-se estudando e se dedicando, assim mais dias, menos dias poderemos está nos dirigindo a Delegada Ana Flávia com muito orgulho. Quanto ao comentário da Natália: achei ele muito bom, ela só peca na manutenção desse discurso mais do que batido a respeito das unidades de ensino. Prezada, eu mesmo iniciei meu curso em uma Federal, e por razões pessoais, profissionais e burocráticas continuo a cursar Direito em uma particular, e isso não medesabona em nada, também não me qualifica. O meu empenho sim me qualifica. E é o conselho que dou a nossa prezada amiguinha Ana Flávia. Por via das dúvidas é corriqueiro ver aluno medíocre sair tanto da particular quanto da Federal, de maneira semelhante bons alunos saem tanto do ensino particular quanto do público, principalmente com o advento do acesso ao ensino público, com bolsas, financiamento e tantas oportunidades para pessoas estudarem. Discutia superioridade do ensino das particulares no passado, em 2000, hoje o que existe é o desmantelamento das unidades federais de ensino público e greves acompanhadas de greves…não tiro a razão das greves, o acesso ao ensino deve ser garantido de uma forma ou de outra, até porque nossas federais sempre mantiveram o condão de apenas servir de supedâneo de uma camada elitista que passou a vida toda cursando o ensino particular e utilizando-se do ensino público federal no momento de cursar o ensino superior.

  23. larissa
    01/01/2013 às 13:33 | #28

    eu gostei quando eu crescer quero ser advogada

  24. Meu sonho ..
    17/01/2013 às 21:18 | #29

    Olá, eu tenho 16 anos estou pretendo cursar Direito mas eu não posso afirmar porquê eu estou começando a vida agora mas para a frente eu posso até querer mudar de Profissão mas dependendo vou cursa essa mesmo porquê eu acho essa Profissão Maravilhosa se Deus quizer vou me esforçar muito para ser uma Mulher vitoriosa no Futuro com essa Profissão .. Beeijos :)

  25. Gabriely Oliveira Dias
    28/01/2013 às 21:57 | #30

    Olá! meu nome é Gabriely tenho 14 pra 15 anos , tenho o sonho de ser advogada, gostaria muito de saber quanto custa a faculdade de Direito e o tempo de duração. Quem puder me responder , responde por favor Obrigada!

  26. 13/02/2013 às 18:49 | #31

    ola,eu tenho 15 anos e estou no primeiro ano do ensino medio e de alguns anos pra cá tenho pensado em fazer uma faculdade de direito,mas hoje, quando estou nos meus ultimos anos de escolaridade,pude perceber que é isso mesmo que quero pra mim,sempre gostei muito de querer resolver problemas na sala de aula,e por conta disso professores mim orientaram a fazer essa faculdade,no inicio ñ tinha mim agradado muito,mas depois que pesquisei sobre essa respctiva profissão,percebi que esse era o meu ramo!estou muito ansiosa e contando os dias pra que esses tres anos passem logo,para que eu possa iniciar esse curso!

  27. marielle alves
    20/02/2013 às 20:45 | #32

    olha queria sabe quanto custa uma faculdade de direito e quantas horas leva por dia eu quero ser juiza

  28. 22/03/2013 às 19:01 | #33

    olá eu tenho 15 anos daqui a três ano eu formo o ensino medio meu sonho sempre foi ser advogado queria saber quanto custa em média a faculdade de direito e quantos anos vou levar pra me forma por completo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: